quarta-feira, 9 de novembro de 2011

                                          
O primeiro dia contou com a presença maciça dos participantes.


XI Semana de Biologia
A Xi Semana de Biologia “Trilhando Novos Caminhos” iniciou-se nesta segunda –feira dia 07 de novembro no Auditório Luis Silva no Centro de Ciências Agrárias. A solenidade de abertura contou com a presença do diretor do Centro de Ciências da Natureza, profº Dr. Helder Nunes Cunha, que durante o discurso de abertura falou de assuntos importantes como a proposta de mestrado da Biologia que está aguardando aprovação e da reforma do bloco da biologia, tão esperada por alunos e professores. A solenidade de abertura contou ainda com importantes participações, tais como a representante do CRBio5 profª MSc. Janete Diane Nogueira Paranhos, a representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação profª Drª. Roseli Farias Melo de Barros, bem como dos representantes do Departamento de Biologia na presença do chefe de Departamento profº MSc. Romildo Ribeiro Soares, da coordenadora do curso de biologia profª Drª. Gleice Ribeiro Orasmo e do vice-coordenador Profº Dr. Jeremias Pereira da Silva Filho e representando o corpo discente o aluno membro do Centro Acadêmico e da organização do evento Junielson Soares da Silva.

 
Solenidade de Abertura, mesa composta por representantes de professores, alunos e de órgãos associados.

A palestra de abertura foi proferida pelo Dr. Alexandre Kemenes, pesquisador da Embrapa Meio-Norte, que falou sobre a utilização da energia pelos seres humanos nas suas mais diversas formas e ainda possibilitou aos participantes um panorama das modificações climáticas causadas por essa utilização, trouxe também importantes informações sobre as mais recentes inovações na busca de uma melhor e mais consciente utilização dos recursos energéticos.


                                    Dr. Alexandre Kemenes e Profª Drª. Gleice Ribeiro Orasmo

Seguido a palestra de abertura teve a 1ª mesa redonda do evento, que tratou de um tema pouco conhecido dos alunos, mas bastante interessante, a Etnobiologia. A mesa contou com a participação de professores da UFPI, IFPI e UESPI Campo Maior, profª Roseli Farias Melo de Barros, profª Edna Ferreira Barros e Maria Pessoa da Silva e ainda os alunos de doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Fábio José Vieira e Alexandre Nojoza Amorim, que possibilitou uma excelente visão sobre a utilização de plantas em atividades medicinais, religiosas, alimentares etc e apresentaram algumas de suas pesquisas em diversas áreas do Piauí.

 

 
  Mesa Redonda sobre Etnobiologia no Piauí. Participantes respondendo à perguntas da platéia.


O primeiro dia do evento foi muito bom e pôde enriquecer um pouco o conhecimento dos alunos sobre temas bastante interessantes e de perspectivas futuras. Ao fim das apresentações, todos saborearam um agradável coffee break e depois seguiram para o departamento de biologia onde deram início o ciclo de mini-cursos que será realizado de segunda a quinta.

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário